Prefeitura de Porto Alegre

CULTURAMemória CulturalCentro de Pesquisa Histórica

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Centro de Pesquisa Histórica

Criado em 1989, Centro de Pesquisa Histórica é um equipamento que desenvolve projetos de pesquisa dedicados à memória da cidade.  Seu objetivo é dar visibilidade a episódios onde pessoas estejam envolvidas nos processos da história social de Porto Alegre.

Busca trazer contribuições para o conhecimento da capital pela ótica de historiadores e sociólogos, mas também contistas e cronistas. O CPH contribui para a construção dos processos interpretativos sobre as formas como os cidadãos se constituem historicamente em seus modos de viver. Para isso, adentra em um conjunto de práticas sociais vinculadas a experiências históricas que são trazidas à tona através das mais diversas fontes. Além disso, busca dar visibilidade aos relatos de grupos minoritários. Abordando o conceito de minoria no contexto social contemporâneo, o CPH procura novas configurações para os caminhos sócio-históricos da cidade.

O que se pretende é um rompimento com conceitos antigos e sedimentados do homem e do conhecimento, favorecendo a compreensão da diversidade, abrindo novas formas de abordagem para o que é diferente, daqueles que não fazem parte do dito circuito da normalidade, mas a quem, antes de tudo, deve-se respeito.

Assim, os principais objetivos do CPH giram em torno da:
a) Problematização de metodologias e técnicas de pesquisa em história e ciências sociais;
b) Investigação e registro da história contemporânea da cidade;
c) Preservação e organização da memória social da cidade;
d) Documentação das práticas sociais que se produzam na cidade;
e) Ampliação do espaço de pesquisa, proporcionando novas formas de abordagem da cidade;
f) Promoção de cursos e grupos de estudo sobre a história e a memória de Porto Alegre, ou seja, um fórum permanente de discussão.

Algumas das atividades realizadas pelo CPH:

Projeto Memória dos Bairros - Foram editadas 16 publicações e, em função da opção pela introdução de outras metodologias de pesquisa, o presente projeto passa por uma reavaliação sobre sua continuidade.

Memórias dos Destaques do Carnaval de Porto Alegre – demando do Orçamento Participativo de 2003. Lançado em 2006.


Guardar na Memória: Imagens do Cristal -  demanda apresentada no Orçamento Participativo através do Clube de Mães do bairro. Lançado em 2008.

Pelos Trilhos - livro sobre a Vila dos Ferroviários, demanda de seus moradores junto ao Orçamento Participativo. Seu lançamento está previsto para o segundo semestre de 2009.

Tempos Narrados - Os Espanhóis em Porto Alegre - Publicação que conta a vida desses imigrantes na cidade. O texto está concluído, encontrando-se em fase de edição.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre – Sincretismo entre Maria e Iemanjá – Em fase de impressão, com lançamento previsto para agosto de 2009.

Censo das Casas de Religiões Afro-Brasileiras em Porto Alegre
Pesquisa inédita que trata do mapeamento e cadastramento das Casas de Religião Afro em todos os bairros de Porto Alegre. Trabalho concluído em final de 2008.

Seminários
História Oral:  Teoria, Pesquisa e Acervos (2005)
Oralidade e Memória (2006)

Centro de Pesquisa Histórica
Responsável: Fátima Avila
Endereço: Av. Independência, 456 – Casa Godoy
Telefone: 3289.8040
E-mail: centrodepesquisa@smc.prefpoa.com.br
Blog: http://cphpoa.blogspot.com/

 



              

Facebook PMPA     Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170