Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

CULTURAEspaços CulturaisSala P. F. Gastal

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Sala P. F. Gastal


A Sala P. F. Gastal localizada no 3° Andar da Usina do Gasômetro foi Inaugurada em 25 de maio de 1999 e recebeu este nome em homenagem ao crítico de cinema e agitador cultural Paulo Fontoura Xavier.  Possui 118 lugares e está equipada com um projetor de última geração com capacidade de exibir filmes tanto na bitola de 35mm quanto na de 16mm. Conta ainda com som Dolby Stereo e ar condicionado central, é um cinema que oferece ao espectador conforto e qualidade de projeção. A sala funciona de terças a domingos.


A programação
da sala é montada em torno de três linhas básicas de trabalho:
a) Lançamento de filmes brasileiros e produções de cinematografias alternativas: é sabido que hoje o grande problema do cinema brasileiro está na distribuição. Dezenas de títulos são produzidos e a maior parte deles não consegue chegar ao público por desinteresse do mercado exibidor, comprometido com as grandes companhias americanas. Por esta razão, a Sala P. F. Gastal prioriza na sua programação, o lançamento de filmes brasileiros. Estes lançamentos costumam ser regularmente acompanhados pela presença do diretor, a fim de promover um debate mais imediato entre realizadores e público. Além dos títulos nacionais, a programação de lançamentos privilegia títulos de cinematografias alternativas e produções independentes, que têm dificuldade de chegar às salas comerciais, dominadas pelo cinema comercial americano. Todas as sessões também são acompanhadas por curtas-metragens nacionais, cuja produção é enorme e de alta qualidade e normalmente só consegue ser exibida em festivais e mostras específicas.

b) Realização de ciclos: uma fórmula consagrada pelo extinto Cinema Bristol, que ajudou a formar uma geração inteira de cinéfilos durante os anos 70, os ciclos são ideais para realizar um trabalho de informação junto ao público. Organizados em torno de um diretor, de um gênero ou de um tema, os ciclos possibilitam ao espectador um contato efetivo com a história do cinema, suas implicações estéticas e sociais, sua evolução, seus erros e seus acertos. Ao privilegiar os ciclos em sua programação permanente, a Sala P. F. Gastal vem preencher uma lacuna no cenário exibidor porto-alegrense, há muito reivindicada pelo público local.

c) Programação infantil: a formação de novos públicos para o cinema é prioridade na programação da Sala P. F. Gastal, e, para tanto, as sessões infantis são realizadas diariamente. Ao destinar um horário da manhã e o primeiro horário da tarde para a programação infantil, trabalhada diretamente com as escolas da rede pública e particular da cidade, a Sala P. F. Gastal está cumprindo aquele que talvez seja seu papel mais relevante, o de despertar o gosto pelo cinema nas novas gerações.

Histórico da Sala P. F. Gastal



Exibir mapa ampliado



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170