Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

CULTURAEspaços CulturaisAuditório Araújo Viana

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Auditório Araujo Vianna

O Auditório Araujo Vianna foi originalmente inaugurado em 1927, no local onde hoje se encontra a Assembléia Legislativa. Na época, tinha capacidade para 1.200 pessoas. A idéia de sua construção surgiu em meados de 1920, com projeto baseado num auditório que existia na Alemanha, aberto e com concha acústica. O projeto foi elaborado por José Wiedersphan e Arnaldo Boni. O nome é uma homenagem ao compositor gaúcho Araújo Vianna (1871-1916) que, além de produzir obras clássicas como "Carmela" e "Rei Galaor", ttranscendeu com sua arte as fronteiras do Estado.

O atual auditório, no Parque Farroupilha, foi inaugurado em 12 de março de 1964, em forma de ferradura, com capacidade para 4.500 pessoas. O projeto é dos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet. A partir de 1970, o Araújo Vianna passa a se caracterizar como espaço para apresentação de espetáculos de MPB.

O auditório passou por um processo de restauração iniciado em abril de 2010. A capacidade atual é para 3 mil pessoas sentadas e até 4,8 mil com cadeiras e pista. A administração e da Secretaria da Cultura e pela Opus Promoções, na primeira parceria público-privada do setor cultural na capital gaúcha.

Contato
Auditório Araújo Vianna
Av. Osvaldo Aranha, s/nº - CEP 90035-191
Fone: 51 3268 6664


Mais sobre a história do Auditório Araújo Vianna


Exibir mapa ampliado


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170