Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

CULTURAEspaços CulturaisMuseu Municipal

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Missão - O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, criado em 1979, tem como missão promover a interação da sociedade com o patrimônio cultural da cidade, com ênfase na sua história e memória, por meio da preservação, pesquisa e comunicação dos bens culturais sob sua guarda.
De casa de chácara a Museu
O comerciante Lopo Gonçalves Bastos mandou construir uma casa de chácara para sua família entre 1845 e 1853, na antiga Rua da Margem, atual João Alfredo. O terreno localizava-se fora dos limites da cidade e, com o passar do tempo, foi integrado ao bairro Cidade Baixa. O Solar Lopo Gonçalves, construído em estilo luso-brasileiro, foi habitado por diferentes moradores e passou a sediar o Museu em 1982.

Acervos do Museu
Acervo tridimensional - é formado por mais de 1.300 objetos dos séculos XIX e XX, como acessórios de uso pessoal, objetos de decoração, instrumentos musicais, mobiliário e indumentária, entre outros. Formou-se a partir de doações de alguns setores ligados à Prefeitura Municipal e, principalmente, por meio de doações particulares.

Acervo arqueológico - conta com 200.000 itens relacionados a diferentes grupos que ocuparam o território desde o período pré-colonial. O Museu possui coleções de material cerâmico, lítico, ósseo, entre outras, provenientes de áreas de ocupação indígena anteriores à chegada dos colonizadores, e coleções oriundas de sítios ocupados entre os séculos XVIII e XX, como peças produzidas em louça, vidro, metal, couro, pedra, ossos, cerâmica, restos ósseos humanos e alimentares.

Acervo fotográfico - é formado por cerca de 9.000 imagens de Porto Alegre dos séculos XIX e XX. Possui registros dos mais diferentes aspectos da cidade ao longo do tempo e conta com fotografias de profissionais renomados com Virgílio Calegari, Lunara, Barbeiros & Irmãos, Sioma Breitman e Irmãos Ferrari. Também guarda uma coleção formada por mais de 400 cartões postais das primeiras décadas do século XX.

Museu acessível
Disponibilizamos visitas especializadas para público com deficiência e audioguia com leitura de texto e descrição das imagens, além de catálogo em braile e maquetes táteis. A edificação é adaptada para público com mobilidade reduzida. Márcia Santos/ mbds@smc.prefpoa.com.br / [51] 3289.8274

Ação Educativa
O setor educativo oferece mediações a visitantes individuais e em grupos.

Agendamentos
Maureen Corrêa / maureenc@smc.prefpoa.com.br / [51] 3289.8272

Pesquisas
Fototeca Sioma Breitman
Mara Nunes / maranunes@smc.prefpoa.com.br / [51] 3289.8276

Arqueologia
Fernanda Tocchetto / tocchetto@smc.prefpoa.com.br / [51] 3289.8269

Horário de visitação
Terça a sexta: das 9h às 12h e da 13h30 às 17h30.

Contato
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa - CEP 90050-230
Telefones: 3289 8275
E-mail: museu@smc.prefpoa.com.br
A entrada é gratuita.
Facebook: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
(https://www.facebook.com/museudepoa/)
Twitter: @museudeportoalegre
(https://twitter.com/museudepoa)




Exibir mapa ampliado



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170