Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Banda Municipal

Fundada em 1925, a Banda Municipal é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e também em outros locais públicos de Porto Alegre. Também realiza concertos com participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.

Mais sobre essa história
A Banda Municipal de Porto Alegre foi fundada em 1925 pelo Intendente Otávio Rocha, que encarregou os professores José Acorsi e José Andrade Neves de organizarem uma banda dentro dos moldes europeus. Seu primeiro regente, José Leonardi, foi trazido da Itália, e era formado pelo Conservatório de Palermo. Os componentes, entre os quais diversos músicos italianos e argentinos, prestaram concurso para integrarem a Banda. Inicialmente, o conjunto tinha 60 figuras, representando todas as famílias de instrumentos usados nas grandes bandas.

A estréia se deu no Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926. Posteriormente, as apresentações passaram também a ser realizadas nas praças públicas e no primeiro Auditório Araújo Vianna, então localizado onde se encontra hoje a Assembleia Legislativa.

Com a morte de Otávio Rocha, a Banda sofreu seu primeiro revés, pois a nova administração municipal entendeu que a manutenção do grupo era por demais onerosa. A população, entretanto, protestou, e a Banda foi reorganizada, com o efetivo reduzido para 42 instrumentistas. Em 1950, com a aposentadoria do maestro Leonardi, substituído pelo professor Júlio Grau, este número seria reduzido ainda mais: 35 músicos.
Posteriormente, durante o governo de Ildo Meneghetti, a Banda foi incorporada à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, quando da fundação desta. Em 1957, os cargos componentes da Banda foram declarados excedentes, o que na prática significou sua extinção.

Somente em 1976 a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade, reinstituindo-a em caráter experimental. Em 1979, a regência foi assumida por Alcides Macedo, o "Macedinho", e o grupo voltou a projetar-se no panorama musical, fazendo-se presente em retretas, solenidades e atos cívicos. Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, em 1988, a Banda foi incorporada a este órgão, subordinada à Unidade de Música.


Contatos
Banda Municipal de Porto Alegre
Endereço: 6º andar da Usina do Gasômetro
Av. João Goulart, 551
Telefone (51) 3289-8051
http://www.portoalegre.rs.gov.br/smc




              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170