Prefeitura de Porto Alegre

CULTURALiteraturaEditora da Cidade

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Editora da Cidade – catálogo e informações gerais

Criada em 1993, a Unidade Editorial da Coordenação do Livro e Literatura tinha como objetico atender a crescente demanda editorial das coordenações da SMC. Ao centralizar em um setor técnico, a ênfase à qualidade e ao conteúdo se incorporaram às exigências de oferecer ao público uma produção que não encontrava no mercado convencional trabalhos específicos na área da cultura. Assim, foram sendo desenhados rumos para cada edição através das séries e coleções.

Outras Vozes, Memória dos Bairros, Coruja, Depoimentos, Cadernos Porto&Vírgula, Clássicos Populares, Histórias de Trabalho, Poemas no Ônibus, Escritos de Cinema, Ensaios Fotográficos, Concurso de Dramaturgia Carlos Carvalho são títulos que encontraram ressonância na Cidade.

Veja abaixo títulos da Editora da Cidade comentados.

Acrescidos de outras publicações específicas, que também nortearam os caminhos da UE, tanto da Memória Cultura, quanto do Teatro, Artes Plásticas, Cinema, Livro, Fotografia, Carnaval, Manifestações Populares, Música, a densidade editorial da secretaria ganhou novo impulso e passou a ser referência também fora dos quadros limítrofes da Cultura.

Parcerias com vários outros órgãos como A Procuradoria Geral do Município, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Departamento Municipal de Habitação, por exemplo, além de outras instituições, em especial no campo acadêmico, solidificaram o setor como uma editora capaz de atender as necessidades das partes envolvidas: poder público e população.

NOVOS RUMOS - A dimensão adquirida exigiu novo traçado ao perfil até aqui apresentado. Mantendo o princípio de trabalhar com material de pouca circulação comercial, a Unidade passou a ser denominada de Editora da Cidade e começa desde sua origem, 2005, a lançar seu olhar atento aos movimentos que fazem de Porto Alegre uma cidade diferenciada.

Projetos como Porto Alegre Revisitada abrem novas perspectivas tanto de foco narrativo como de interesse pela história, que é vista e contada por escritores que vivem aqui. São leituras que atravessam a linha imaginária entre a história real e a ficção.

Ou, ainda, como o primeiro livro da Editora a ser lançado: Porto Alegre em contos. É o momento em que a cidade, como lugar, passa ser personagem, cenário de contações de histórias por nossos escritores.

O incentivo à leitura e o acesso à literatura tem lugar de honra nas publicações da editora e na política do livro da SMC. O primeiro passo está dado, aguardem o segundo, muito próximo de se tornar público.
 



              










Página 1 | 2 || Próxima

Facebook PMPA     Nossa Porto Alegre Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170