Prefeitura de Porto Alegre

RELAÇÕES INSTITUCIONAISDocumentos e PublicaçõesArtigos

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

A Chocolatão na Rio+20


Cezar Busatto*
 
Dos debates da Rio+20, dois aspectos revelaram-se fundamentais para assegurar o desenvolvimento sustentável no planeta: os esforços para melhorar a governança global e a definição de metas concretas pelas grandes cidades, de acordo com o estabelecido nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O resultado da Conferência poderá ser controverso, mas não faltam bons exemplos justamente nos dois pontos citados acima. Um dos exemplos, aliás, é daqui mesmo, da nossa Porto Alegre. Refiro-me ao Residencial Nova Chocolatão, talvez ainda mais conhecida pelo nome que ficou associado a um triste passado – Vila Chocolatão.
Em um dos debates da Conferência, tivemos a oportunidade de apresentar ao mundo a experiência de reassentamento das 200 famílias que viviam em condições das mais desumanas, sustentadas precariamente pela coleta de lixo. Hoje, passado pouco mais de um ano da transferência daquelas famílias – a data exata é o dia 13 de maio, quando comemoramos outra libertação, a abolição da escravatura – a realidade daquela comunidade é completamente diferente, justificando inclusive o acréscimo da designação de “residencial” e de “nova” ao nome consagrado – Chocolatão.
Os moradores dispõem agora de casas seguras, maiores e adequadas à existência digna; possuem creche comunitária; oportunidade de trabalho e renda superior à situação anterior – com uma parcela significativa dos trabalhadores com empregos regulares; possuem biblioteca comunitária, praça e quadra poliesportiva; possuem endereço; possuem auto-estima.
A conquista destas vitórias, no entanto, só foi possível pela rede de sustentabilidade articulada pela Prefeitura, em parceria com o Orçamento Participativo, líderes comunitários, iniciativa privada e órgãos governamentais do Estado e da União. Foram quatro anos de trabalho de um modelo de governança solidária, com resultados reconhecidos e elogiados por instituições nacionais e internacionais – incluindo a ONU. A rede de sustentabilidade da Chocolatão passou a ser referência para os novos reassentamentos da Prefeitura de Porto Alegre.
São exemplos como o da Chocolatão que justificam que a imprensa nacional aponte as cidades como as principais personagens da Conferência. Com as conquistas da comunidade, Porto Alegre, que por tantas realizações tem sido destacada como capital mundial da democracia participativa, pode também orgulhar-se de ser referência mundial em inclusão social.
 
* Secretário de Governança Local de Porto Alegre
19/06/12




              








Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170