Prefeitura de Porto Alegre

URBANISMOPlanejamento UrbanoAs Diferentes Caras da Cidade

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Apresentação - Porto Alegre, nove caras

Estudos elaborados por técnicos da Prefeitura de Porto Alegre, que deram origem ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), reconheceram as diferenciações entre os espaços da cidade. São cidades dentro da grande cidade. O reconhecimento destas características peculiares em relação à época de seu desenvolvimento, aos espaços públicos, às edificações, ao sistema viário, aos aspectos socioeconômicos, paisagísticos e ambientais ou ao seu potencial de crescimento, geraram, no PDDUA, uma denominação para cada uma de suas partes, constituindo nove macrozonas (clique nos respectivos títulos para conhecer mais sobre as áreas).

A denominada Cidade Radiocêntrica compreende a área do Centro Histórico, correspondente à península original e sua expansão, que se deu pelos antigos caminhos que ligavam este ao interior do continente através de uma trama radial de vias principais. Ao norte, situa-se o Corredor de Desenvolvimento que recebeu esta denominação pela sua potencialidade de transformar-se em um pólo de interesse econômico metropolitano face a sua excelente acessibilidade e localização estratégica. Ao sul do corredor de desenvolvimento, encontra-se a Cidade Xadrez, com um padrão ortogonal de sua malha viária principal, representando a expansão da urbanização no sentido leste do município.

Acompanhando o sentido natural da orla do Guaíba, da cidade radiocêntrica, em direção ao sul, e a linha dos morros, no sentido leste-oeste, identifica-se a Cidade da Transição: uma interface significativa que marca a transição entre a cidade mais consolidada e os topos dos morros ainda preservados. Seguindo pela orla do Guaíba e tendo como marco referencial o Morro do Osso, a Cidade Jardim cresceu integrada aos elementos naturais, predominando o uso residencial com intensa arborização. Do lado oposto a Cidade Jardim, junto ao Parque Saint"Hilaire, está o espaço da cidade que seguramente concentra o maior número de vilas populares. É o denominado Eixo Lomba-Restinga pois sua origem está na ocupação habitacional de terrenos localizados ao longo das estradas João de Oliveira Remião e João Antônio da Silveira. No extremo deste eixo, no centro-sul do município, tem-se a populosa Restinga, implantada através de um projeto público para abrigar população de baixa renda.

A Cidade Rururbana, desenvolvendo-se a partir da cadeia dos morros Companhia, Teresópolis e Abertas, em direção ao sul, até os limites com Viamão, é a área de ocupação mais rarefeita do município, onde mesclam-se, em diferentes graus, as atividades rural e urbana. Representando um espaço muito peculiar e de grande importância ecológica, não só para Porto Alegre, mas também para todo o Estado, integram o território municipal as Ilhas do Delta do Jacuí.

Engª Inez Pavlick
                Arqº Humberto Hickel
                Arqª Maria Tereza Albano



              










Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170