Prefeitura de Porto Alegre

URBANISMOPlanejamento UrbanoAs Diferentes Caras da Cidade

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

As Caras da Cidade - 8 - Cidade Rururbana

Compreende um grande espaço territorial de Porto Alegre localizado na porção sul do município que corresponde a cerca de 60% de sua área total. Tem como diferencial, em relação às outras partes da cidade, a ocupação urbana mesclada com a produção primária e a sua configuração espacial. Caracterizada por uma paisagem natural de morros e planícies, esta configuração é marcada pela presença de grande parte da orla do Guaíba e sua faixa marginal ainda em seu estado natural.

Apesar deste diferencial, que também pode ser salientado pela baixa densificação habitacional da zona como um todo, a dinâmica desta parte da cidade mantém uma estreita relação de complementariedade com a cidade consolidada de forma mais intensiva ao norte e à oeste de parcela do município.

Até há bem pouco tempo predominavam na cidade rururbana as atividades rurais, pequenas indústrias de transformação, a exploração de minerais para a construção civil e os núcleos urbanos autônomos de Belém Velho, Belém Novo e Lami.

Mais recentemente esta região tornou-se um local alternativo para o assentamento de núcleos habitacionais de significativa parcela da população, através da ocupação por vilas e loteamentos clandestinos ou irregulares, que se distribuíram principalmente ao longo das estradas estruturadoras da cidade rururbana de forma multipontual.

Assim, atualmente, convivem, lado a lado, áreas de produção rural para subsistência e para comércio, sítios de lazer, pequenos comércios, algumas indústrias, núcleos habitacionais tipicamente urbanos ora estruturados ora não. Há que se salientar que o desenvolvimento destas atividades gerou duas grandes unidades espaciais bem distintas: uma caracterizada pelo predomínio da habitação sobre o rural e a outra, mais agrária.

A primeira, limitada pelos morros Companhia, Polícia, Teresópolis, Agudo, Tapera e chegando até a Restinga e Lomba do Pinheiro, tem como centro geográfico o núcleo de Belém Velho. Mesclando-se às áreas com atividades rurais, destacam-se as vilas Renascença e Parque Belém e as ocupações ao longo da Av. Prof. Oscar Pereira e das estradas Belém Velho, Afonso Lourenço Mariante, do Rincão e Costa Gama.

A segunda, de maior extensão e mais agrária, desenvolve-se a partir da planície do Salso e da Restinga até os limites do município na orla do Guaíba e nos morros Quirinas e Extrema. Os núcleos urbanos estruturados de Belém Novo e Lami e as ocupações ao longo das estradas nos bairros Lageado e Ponta Grossa convivem, lado a lado, com grandes áreas cultivadas com hortaliças ou utilizadas para criação de animais. O Bairro Lami é o grande destaque por ser a primeira praia despoluída de Porto Alegre, que no verão atrai significativo número de pessoas e por abrigar a Reserva Biológica Lami, única do gênero de propriedade do município.  

Todas estas peculiaridades, reforçadas pela presença constante do patrimônio natural, fazem com que esta vasta região se consolide como o grande cenário de valor cultural, paisagístico, recreativo, incorporado as atividades habitacionais e rural, a educação ambiental e a pesquisa científica.



              










Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170