Na manhã deste sábado, 23, às 9h, a Prefeitura de Porto Alegre vai entregar um novo complexo esportivo e de lazer na Capital. O trecho 3 da Orla do Guaíba, que fica localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, com 1,6 quilômetro de extensão, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, será aberto à população.
Um dos principais atrativos do local são as 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, que estarão abertas das 8h às 20h, gratuitamente, todos os dias da semana. Para garantir um bom uso e democratização do espaço público, a prefeitura elaborou um site para agendamento dos espaços. O endereço eletrônico é agendaorla3.portoalegre.rs.gov.br e já pode ser acessado. No ambiente virtual, os usuários poderão verificar as quadras e horários disponíveis para o uso. Os agendamentos são de 1 hora.
No site, o usuário fará login e selecionará a estrutura que deseja agendar, escolhendo o dia e horário que deseja. Ele também informará o nome, e-mail, telefone e CPF do responsável pelo agendamento. Após isso o sistema faz a reserva, gerando um protocolo e enviando um e-mail de confirmação.
Outros atrativos serão os bares que deverão atender ao público a partir desse sábado. Os três estabelecimentos comercializarão bebidas e alimentos para os frequentadores.
"Vai beneficiar não só os negócios que se instalaram para atender diretamente o público. A entrega desse grande complexo esportivo e de lazer também será muito importante para nossos hotéis, restaurantes, comércio e todos os setores da cidade que se beneficiam com turismo e eventos. O novo trecho da Orla é mais um empreendimento positivo para Porto Alegre" - Vice-prefeito Ricardo Gomes
A prefeitura está mobilizada, com suas equipes de segurança, limpeza urbana, mobilidade, vigilância sanitária, entre outras, para garantir serviços públicos para quem vai usufruir do novo espaço. No que se refere à segurança, foram instaladas 32 câmeras de monitoramento e estão previstas rondas e vigilância permanente da Guarda Municipal e Brigada Militar.
Uma das pastas que será responsável pela manutenção e cuidado da Orla será a Secretaria municipal de Esportes, Lazer e Juventude. O responsável pela pasta, Antonio Carlos de Oliveira Pereira, o Kiko, alerta sobre os cuidados para a preservação do local. "É um espaço público e aberto à população. Por isso é fundamental que todos tenham carinho com a Orla, ajudando a prefeitura a manter a limpeza, cuidando dos equipamentos e do ambiente", ressaltou.
Veja algumas das ações e serviços
Estacionamento - Como opção para quem vai de carro, mantém-se o espaço construído junto à Orla do trecho 3, localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente ao parque. O estacionamento, que é público e gratuito, conta com 150 vagas, incluindo as reservadas para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
Trânsito e transporte - Durante os finais de semana a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) fica fechada para o trânsito de veículos e liberada para lazer no sentido Norte-Sul. Para ir de ônibus até o local, uma opção aos passageiros é desembarcar na avenida Borges de Medeiros, próximo a Ipiranga. São mais de 20 linhas que atendem a região, como a 188 Assuncão, 168 Belém Novo(Via Tristeza), 165 Cohab, 111.2 Hípica/Tristeza, 184 Juca Batista, M79 Madrugadão Serraria/Ponta Grossa, T7 Nilo/Praia De Belas, 189 Padre Reus/Liberal, 171 Ponta Grossa, 171.6 Ponta Grossa/Serraria, 178 Praia De Belas, R1 Rápida / Jardim Vila Nova, R81 Rápida Campo Novo, 110 Restinga Nova Via Tristeza, 110.1 Restinga Nova Via Tristeza/Domingos e Feriados, 111 Restinga Velha (Tristeza), 111.1 Restinga Velha(Tristeza)/Shopping, 179 Serraria. Quem usa as linhas T2, T2A, T5, T7 o desembarque ocorre no terminal Peri Machado, próximo ao shopping Praia de Belas.
Serviços Urbanos - A limpeza de resíduos e manejo da vegetação na Orla está sendo realizada há alguns meses. Entretanto, as equipes da prefeitura promovem um mutirão com cerca de 140 pessoas para agilizar os trabalhos. Já foram recolhidas 198 toneladas de resíduos.
O asfalto na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) está recebendo manutenção. O serviço realizado é a conservação padrão, ou seja, a aplicação de asfalto em toda a via para o conserto de buracos e ondulações. O trecho recuperado é de 1.950 metros de extensão.
Vigilância Sanitária - Os permissionários dos bares foram orientados em relação à comercialização de alimentos e bebidas nos locais e à atuação da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA) na fiscalização dos empreendimentos. Os comerciantes poderão vender produtos não manipulados nos próprios locais, sejam bebidas ou alimentos.
Lucas Barroso