Os cidadãos de Porto Alegre podem acessar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das unidades de saúde de Atenção Primária, dos serviços de Pronto Atendimento, das emergências hospitalares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e dos serviços de emergência em Saúde Mental.
Atendimentos de pré-natal, consultas, vacinas, procedimentos para crianças e adolescentes, mulheres, homens e idosos, orientações em saúde, teste rápido de HIV/Aids e outros atendimentos eletivos.
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No momento da entrada no serviço, os usuários contam com o acolhimento realizado pela equipe para auxiliar na identificação do melhor atendimento para a sua necessidade, com atendimento de segunda a sexta-feira.
As equipes de saúde são compostas basicamente por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos (que podem ser médicos de família ou clínicos gerais, pediatras e gineco-obstetras). Se a equipe integra a Saúde da Família, também é composta pelos agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, a maioria das unidades conta com dentistas, técnicos em higiene bucal e auxiliares de gabinete odontológico.
De acordo com a necessidade identificada no acolhimento, o usuário é orientado para obter acesso ao procedimento, atividade de grupo ou consulta mais apropriados para a sua situação de saúde.
◦ Se a necessidade for um procedimento (medição de pressão arterial, teste glicosílico, pesagem, curativo, entre outros), o usuário é encaminhado ao setor da unidade de saúde que realiza o referido procedimento.
◦ Se a necessidade for uma atividade de grupo (saúde bucal, hipertensos e diabéticos, bolsa família, gestante, entre outros), o usuário será orientado sobre os dias os quais as atividades de grupo são realizadas e se precisa agendar previamente a sua participação na atividade.
◦ Se a necessidade for uma consulta médica, de enfermagem ou de saúde bucal (para o recém-nascido, criança, gestante, mulher, homem ou idoso), o usuário é orientado sobre como proceder para marcar uma consulta na unidade de saúde conforme a sua necessidade.
Caso o problema de saúde apresentado não seja resolvido na unidade, a equipe de saúde fará o encaminhamento para procedimentos ou consultas especializadas acessando a Gerência de Regulação de Serviços de Saúde (GRSS). Nesses casos, é de responsabilidade das equipes de saúde da APS orientar o usuário sobre o seu caminho até o procedimento ou consulta especializados serem efetivados, bem como no seu atendimento de retorno à unidade de saúde.
Turno estendido - Porto Alegre possui quatro unidades de saúde que atendem no turno estendido, das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira:
Unidade de Saúde São Carlos, avenida Bento Gonçalves, 6670, bairro Partenon
Unidade de Saúde Modelo, avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana
Unidade de Saúde Tristeza, avenida Wenceslau Escobar, 2442, zona Sul
Unidade de Saúde Ramos, rua K esquina rua C, Vila Nova Santa Rosa, bairro Rubem Berta
Caso o cidadão tenha um problema de saúde urgente ou de emergência, deve buscar um serviço de saúde com porta aberta mais próximo, que pode ser uma unidade de saúde, um Pronto Atendimento, um serviço de emergência em Saúde Mental, uma emergência hospitalar, ou mesmo ligar para o SAMU 192.
ACESSE AQUI A REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA MUNICIPAL
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SAMU 192
Em situações de risco de vida iminente, como ferimentos graves, casos clínicos agudos, afogamentos entre outros o SAMU pode ser acessado por ligação telefônica ao número 192.
No atendimento, a telefonista pergunta a localização do acidente/agravo (bairro, rua e número aproximado). Após, a telefonista encaminha a ligação ao médico regulador, que solicita informações do cidadão sobre o evento e define o suporte de vida que será encaminhado ao local do acidente, caso seja necessário.
Se, após a avaliação médica não for necessário o envio de um suporte de vida, o médico regulador orienta o usuário sobre a situação de saúde relatada e os serviços que melhor podem atendê-lo.
PRONTO ATENDIMENTO
Para agravos urgentes, os usuários podem buscar espontaneamente ou ser encaminhados pelo SAMU 192 para atendimento nos Pronto Atendimento, que são serviços de porta aberta que funcionam durante às 24 horas do dia. Esses serviços também são conhecidos como UPAs ou PAs.
Conforme o estado de saúde do usuário ao chegar ao pronto-atendimento, ele poderá ser encaminhado ao guichê para emitir o boletim de atendimento ou ser encaminhado diretamente para atendimento.
Após emitido o boletim de atendimento, o usuário aguardará para a realização da Classificação de Risco, que avaliará a gravidade do seu problema de saúde e priorizará o seu atendimento. Caso seja apresentado um problema com gravidade maior que a capacidade de atendimento do Pronto Atendimento, o usuário será encaminhado para uma emergência hospitalar, por meio do SAMU 192.
SAÚDE MENTAL
Para os casos agudos de transtornos maiores de saúde mental, os quais destaca-se problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, surtos psiquiátricos e outros agravos psíquicos, os serviço de emergência em Saúde Mental são porta aberta e funcionam durante às 24 horas do dia. Estes serviços são compostos por equipes multiprofissionais.
Caso seja apresentado um problema com gravidade maior que a capacidade de atendimento do serviço de emergência em Saúde Mental, o usuário será encaminhado para internação em leitos hospitalares de Saúde Mental, por meio da Gerência de Regulação de Serviços de Saúde (GRSS). Do contrário, serão referenciados para atendimento pelas Unidades de APS, que farão o acolhimento e, se necessário, o encaminhamento para Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Serviços 24 horas:
- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
Rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza
(51) 3289-4016
- Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI
Rua Valentim Vicentini, esquina Rua Novo Hamburgo - Bairro IAPI
(51) 3289-3456
SAÚDE BUCAL
Atendimento de urgência em saúde bucal 24 horas:
- UPA Moacyr Scliar
Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil
(51) 3368-1619
- Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
Rua Professor Manoel Lobato, 151 – Santa Tereza
(51) 3289-4016
EMERGÊNCIAS HOSPITALARES
As emergências hospitalares devem ser acessadas para problemas de saúde considerados de maior gravidade, como aquelas que são encaminhadas pelos pronto-atendimentos e pelo SAMU após primeiro atendimento.
Os usuários também podem acessar as emergências hospitalares espontaneamente, caso necessitem atendimento de emergência, onde avaliem a existência de comprometimento à vida.