Presta atendimento individual e coletivo visando à promoção e proteção à saúde, por meio do desenvolvimento de políticas que assegurem o controle de riscos e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Suas ações são dirigidas a todos os trabalhadores, de áreas urbanas e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho, abrangendo os do mercado formal, com carteira assinada ou não e os do mercado informal.
Atendimento Individual:
Consulta Médica; Enfermagem; Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
Matriciamento
Matriciamento da rede de atenção à saúde do SUS, orientando e fornecendo aos profissionais da saúde retaguarda nas suas práticas, para que os casos de agravos à saúde relacionados ao trabalho possam ser acolhidos em todos os pontos de atenção, de forma integral e hierarquizada.
Educação e Formação Permanentes para Profissionais de Saúde:
Capacitações, palestras, cursos, seminários e diversas ações educativas com o objetivo de capacitar os profissionais da rede SUS e privada, assim como os agentes comunitários, sobre prevenção e ações da saúde do trabalhador, que incluem a formação da rede de assistência, instituição dos Protocolos na área e temas relacionados à prevenção e vigilância em saúde
Educação e Formação - Trabalhadores, Comunidade e Controle Social:
Capacitações, palestras, cursos, seminários e ações educativas com o objetivo de informar, orientar e difundir temas sobre saúde, trabalho e doença e suas relações, com ênfase na prevenção, vigilância em saúde e assistência. É dirigido aos trabalhadores, sindicatos, gestores de saúde, membros do controle social e comunidade em geral.
Vigilância em Saúde:
Ações voltadas para a prevenção em saúde do trabalhador, por meio de vigilância epidemiológica, com notificações pelo Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (SIST/RS) e Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN/MS) e do mapeamento dos processos produtivos (ramos de atividade) e riscos de cada região de abrangência do CEREST.
Regionalização:
Visitas técnicas aos municípios da área de abrangência, com atividades direcionadas às características de cada região e município, contemplando a descentralização das ações, aproximando o atendimento do trabalhador, permitindo ainda o mapeamento por ramo produtivo, formação e consolidação da rede integral e fluxo de atenção ao trabalhador nos diversos níveis de atenção em toda a região.
Assessoria e acompanhamento técnico para os municípios organizarem e consolidarem as redes locais e regionais de assistência e vigilância em saúde do trabalhador.
Parcerias e Articulações Interinstitucionais:
Atividades com instituições, por meio de parcerias para campo de estágio nas diversas áreas, ações educativas, de formação e de articulação de rede de assistência e apoio interinstitucional ao trabalhador. Algumas das instituições: Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT4); HCPA (Ambulatório de Saúde Ocupacional); UFRGS; IPA; FASC; Ministério Público do Trabalho; Ministério do trabalho e Emprego; Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador; Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS); Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde CGVS/SMS/POA, entre outras.
Controle Social
O Controle Social é um dos princípios e uma das diretrizes do SUS, sendo um processo no qual a população participa, através de seus representantes, na definição, execução e acompanhamento das políticas públicas do governo.
Esta participação é estabelecida pela Lei Orgânica da Saúde, através de duas instâncias: Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde.
Na Saúde do Trabalhador a Portaria GM/ MS nº 2437/2005 define que o Controle Social nos serviços que compõem a RENAST é essencial na implementação das ações na área.
Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador (CIST Municipal):
Comissão integrante do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre tem a finalidade de discutir, identificar, acompanhar, avaliar, deliberar e fiscalizar todas as questões referentes à saúde do trabalhador no município.