Prefeitura de Porto Alegre

SAÚDEPolíticas em SaúdeCriança e AdolescenteSaúde na Escola

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

O Programa Saúde na Escola



O Programa Saúde na Escola (PSE) vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral dos educandos ao mesmo tempo que  proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades. É intersetorial pois é uma estratégia proposta pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Por isso, a articulação entre escola e unidade de saúde é uma importante demanda do Programa Saúde na Escola. É centrado na gestão compartilhada, numa construção tanto do planejamento quanto na execução.  Assim temos o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal, o qual atualmente é formado pela SMS, SMED e SEDUC. O Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) tem a grande responsabilidade de apoiar a implementação dos princípios e diretrizes do PSE no planejamento, monitoramento, execução, avaliação e gestão dos recursos financeiros; Possibilita a integração e planejamento conjunto entre as Equipes das Escolas e as Equipes de Atenção Básica; garante o preenchimento do Sistema de Monitoramento e Avaliação do PSE; Garante que os materiais do PSE, enviados pelo Ministério da Educação, sejam entregues e utilizados de forma adequada pelas Equipes de Atenção Básica e Equipes das Escolas. Com o intuito de facilitar a dinâmica de trabalho das equipes de saúde e educação, o PSE trabalha com três componentes, ou seja, três dimensões que precisam ser desenvolvidas para que possamos construir processos de educação e saúde integral e qualificar a gestão intersetorial. São eles: I) Avaliação das Condições de Saúde; II) Prevenção de Doenças e Agravos e Promoção da Saúde; III) Formação.

Informações sobre o Programa no site http://www.saude.ba.gov.br/dab/Instrutivo_PSE.pdf

A pactuação entre saúde e Educação na nossa cidade envolve as escolas Municipais e estaduais e é distribuída da seguinte maneira: - Possui: 634 estabelecimentos de ensino (Creches, Pré-Escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA) - Selecionou: 341 estabelecimentos* - Possui: 261 Equipes de Atenção Básica - Selecionou: 91 Equipes de Atenção Básica - Possui: 117.839 educandos matriculados no município - Selecionou: 98979 educandos Em Porto Alegre nós temos desenvolvido ações nos 3 componentes citados na introdução, veja o gráfico de 2014:
 


Outras atividades do PSE


Os estagiários:
Atualmente temos estagiários de nível superior distribuídos a nível central e nas Gerencias Distritais de Saúde. Estes desenvolvem várias ações no PSE acompanhando as Unidades Básicas do território. Temos estagiários de enfermagem, psicologia e nutrição.


O NutriSus:

Temos o trabalho piloto do NutriSUS em 3 Escolas Infantis da Cidade. O objetivo principal é prevenir a anemia através da suplementação de ferro e vitaminas que favorecem a sua absorção como Vitamina A, B, C, cobre, zinco e ácido fólico. A suplementação será realizada por meio da parceria entre as equipes da Saúde e Educação. São saches em forma de pó  e é  adicionado na alimentação das crianças na faixa etária é entre 6 meses a 3 anos e 11 meses.


Os Consultórios Itinerantes:


Temos implantado os consultórios Itinerantes de oftalmologia e odontologia. Através da  Portaria Interministerial nº 15 de 10 de outubro de 2013, dos Ministério da Saúde e Educação são instalados grandes containeres com capacidade de atender os educandos das Escolas da região. É necessária a participação de um Hospital da Universitário, que em Porto Alegre é o Hospital de Clínicas e todos os educandos atendidos devem fazer parte do PSE da  cidade. O GTIM tem participado ativamente neste processo. 


              


Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170