Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Apresentação

A Secretaria Municipal de Administração (SMA) é o órgão central dos sistemas de pessoal e desenvolvimento de recursos humanos, documentação, transportes administrativos e modernização administrativa do município. Cabe à SMA a criação de órgãos com suas respectivas estruturas organizacionais, racionalização e organização dos processos de trabalho.

Entre as suas responsabilidades estão a elaboração de Legislação e regulamentação de todo o sistema de pessoal, Estatuto dos Servidores Públicos (Lei Complementar 133/85) e Planos de Carreira no âmbito da Administração Centralizada a orientação da administração descentralizada e o exame dos projetos de lei do Executivo e do Legislativo.

Além de realizar a capacitação e promover o aprimoramento funcional dos servidores, compete-lhe o desenvolvimento de pesquisas com vistas à fixação da política salarial, a realização de concursos públicos, o ingresso e posse de servidores, oferecendo, ainda, bolsas de estágios, bem como subsídios de alimentação e transporte.

A SMA orienta, coordena e controla as atividades relativas à despesa de pessoal, ao processamento do pagamento dos servidores, à elaboração de atos administrativos, ao lançamento de registros funcionais, ao controle de gratificações, aos benefícios e às aplicações da Legislação no âmbito da administração centralizada.

A SMA também administra a documentação oficial do município, conservada no Arquivo Municipal, devidamente controlada e numerada pelo Protocolo Central, e realiza a triagem e microfilmagem dos papéis oficiais. Compete-lhe, ainda, estudar, elaborar, organizar, coordenar e acompanhar as atividades relativas à organização, à racionalização e à modernização administrativa, bem como às políticas de recursos humanos, de qualificação e de desenvolvimento funcional no âmbito municipal.

Também é sua atribuição coordenar o sistema de Transportes Oficiais da Administração Centralizada, além de administrar os serviços de divulgação oficial do município - por meio do Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) - e os serviços de manutenção, conservação e segurança do Edifício Intendente Montaury e demais prédios ocupados pela secretaria.

História da SMA


Planejamento Estratégico SMA

Missão

"Desenvolver e implementar políticas de gestão estratégica de pessoas e promover a melhoria organizacional e administrativa da PMPA"

Visão

"Ser referência nas políticas de recursos humanos de forma integradora, facilitadora e propositiva, incidindo sobre os procedimentos administrativos"

Valores

- Ética nas relações de trabalho;
- Transparência das ações;
- Democratização
- Responsabilidade solidária;
- Respeito nas relações interpessoais;
- Reconhecimento de méritos;
- Comprometimento com resultados.


Visão Sistêmica dos eixos de atuação da SMA



Mapa Estratégico da SMA

 


              


Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170