Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

História da SMA

A SMA é hoje o órgão central — no âmbito da Administração Centralizada (AC) da PMPA — responsável pelo sistema de pessoal e desenvolvimento de recursos humanos; documentação; transporte administrativo; modernização e organização administrativa; pela criação e alteração de estruturas; racionalização e organização de processos de trabalho; qualidade de vida no trabalho e serviços.

O órgão municipal que deu origem a atual SMA foi criado através da Lei Municipal nº. 1.413, de 11 de junho de 1955, assinada pelo Prefeito Manoel Vargas, que efetuou ampla reorganização dos serviços da PMPA. Denominada originalmente de Departamento de Administração (DA), detinha, à época, perfil e funções de atividade meio ou de suporte às atividades diretamente prestadas à comunidade pelas áreas fim. A estrutura original era composta pela direção do departamento; um assistente técnico; três unidades de serviço (transporte, documentação e material); cinco seções (comunicação e arquivo, direitos e assentamentos, preparo de pagamento, biometria e assistência, abastecimento e controle); dez setores (administração de transporte, de documentação, de pessoal e de material, tráfego; oficina de manutenção de transporte, publicações, estatística, compras e recuperação de material); portaria e biblioteca central.

Através da Lei Municipal n°. 1.516, de 02 de dezembro de 1955, foi promovida nova reestruturação geral na PMPA, ocasionando alterações no DA, juntamente com os demais Órgãos. Esta lei, que alterou a condição e a denominação do DA para Secretaria Municipal de Administração, foi assinada pelo Prefeito Martim Aranha. 

A partir dessa data, a SMA passou por alterações estruturais visando à ampliação das condições para atender às demandas crescentes, dentro da competência básica, efetivadas pelos demais órgãos da PMPA. Este aumento estrutural foi decorrente do desenvolvimento sócio-político e econômico da Cidade.

O aumento da operação nas atividades fins provocou aumento proporcional nas atividades meio e de suporte a estas. Assim a SMA teve seu espaço e importância valorizada dentro do sistema municipal, sendo necessário efetuar os devidos investimentos para sua qualificação.

De forma sintética, podemos dizer que dos anos 60 em diante, a SMA foi estruturada conforme a evolução, tanto orgânica quanto no estabelecimento de conceito e postura, de Secretaria responsável pela formulação e respostas a questões de sua área.

Em 2005, a SMA, visando alavancar projetos de concepção mais acentuadamente focadas para a qualificação da administração e organização dos quadros de pessoal e sedimentar uma ampliação de execução de ações efetivas, com vistas a absorver atribuições ordinárias e projetos específicos da área de Recursos Humanos, a SMA reativou a Supervisão de Recursos Humanos - SRH, com formatação e constituição de novas áreas, concebidas com enfoque voltado às relações e interações do servidor com a organização, fluxos de processos e suas implicações nos diferentes ambientes de trabalho na PMPA. Dessas novas unidades, integrantes da SRH, citamos: Auditoria e Gestão de Pessoal e Gerência de Acompanhamento Pessoal, passando também o Centro de Direitos e Registros a compor a estrutura da SRH, antes subordinado diretamente ao Gabinete/SMA.

Ainda em 2005, também com essa mesma diretriz, foram criadas a Escola de Gestão Pública; a Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor; Ouvidoria dos Servidores Municipais; Assessoria de Comunicação Social e Eventos; Assessoria de Relações Institucionais e Assessoria Predial.

Destaque a ser dado, nesta nova formatação à Escola de Gestão Pública, que desenvolveu cursos de capacitação e desenvolvimento pessoal, inclusive em nível de Pós Graduação.


              


Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170