O encontro terá como palestrante o médico psiquiatra e psicoterapeuta Ramon Castro Reis. Ele é mestre em Ciências da Saúde, na área de Concentração Terapêutica Clínica e esclarecerá aos público os sintomas das doenças emocionais, o funcionamento mental inconsciente, além do princípio das psicoterapias e do uso de medicação. Segundo o palestrante, desde longa data, os sintomas e as doenças emocionais têm intrigado os especialistas por sua origem e por seus mecanismos. "O que antes era considerado algo maléfico, pôde, nos últimos 120 anos, ser melhor entendido e tratado", garante.
Os servidores municipais interessados em participar da palestra deverão fazer suas inscrições no departamento de Recursos Humanos (RH) de seus respectivos órgãos de trabalho. O Evento Ergon da atividade é 80/2014.
O Observatório da Cultura realizou reunião na última quinta-feira, 2, com a empresa Foco Opinião e Mercado para tratar da execução do trabalho de campo (entrevistas) com o objetivo de mapear o universo da produção e do consumo cultural na sua totalidade, tanto as atividades formais, legitimadas socialmente como culturais (cinema, teatro...) como as informais, aquelas que são mais diretamente relacionadas com entretenimento (leitura de um livro, passeio num parque, etc.). Os resultados serão um complemento à iniciativa do Portal da Cultura de Porto Alegre, que constitui um mapeamento da oferta local em cultura.
A partir de agora, as feiras de adoção da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) que ocorrem no Parque da Redenção passarão a acontecer no segundo domingo de cada mês, junto com o Brechocão. A próxima edição da feira será no dia 12 de outubro.
Já na Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da Seda, as feiras acontecem no último sábado de cada mês. Em caso de chuva, o evento será reagendado.
Adoções - No mês de setembro, 37 animais do projeto Me adota? ganharam um lar. Somente entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, foram 19, entre eles uma felina com necessidades especiais (foto à esquerda). Ela perdeu uma das patas em atropelamento.
Resgatada pela Seda, a gatinha passou por cirurgia e tratamento, ficando abrigada até o dia em que a delegada de polícia Andréa Nicotti apaixonou-se perdidamente pela felina, adotando-a.
Mais informações sobre o projeto Me adota? pelo telefone 3289-8908.
_____________________________________________
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Matriz de Desenvolvimento de Lideranças - Módulo II: Contexto da administração pública
Público-alvo:
Gestores que já fizeram o curso 1 do Módulo II da Matriz de Desenvolvimento de Lideranças - Conhecendo a PMPA.
Objetivo:
-Conhecer os papéis e a responsabilidade das funções de liderança e sua relação com a prática da gestão pública;
-Aplicar os princípios que dão base ao Serviço Público no exercício da gestão organizacional.
Conteúdos:
-Estado: Elementos do Estado, Noção conceitual de Estado, Público e Privado;
-Administração Pública: Conceito, Natureza e fins da Administração pública, Poderes e deveres do administrador público, Princípios da Administração e Prestação dos Serviços pela Administração Pública;
-Serviços Públicos: Conceito de Serviço Público, Classificação dos Serviços Públicos, Servidores Públicos, Cargos e Funções;
-Modelos de Estado, Governo e Administração Pública: Administração Pública Patrimonialista, Administração Pública Burocrática, Administração Pública Gerencial, Reforma do Estado no Brasil e Proposta de um novo modelo de Gestão Pública.
Observação:
Este curso que compõe o módulo II é pré-requisito para os próximos cursos da Matriz.
Turma 5:
- Dias 7, 10, 14 e 17 de outubro de 2014
Horário: das 8h30 às 12h
Turma 6:
- Dias 20, 21, 29 e 31 de outubro de 2014
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar - sala C
Número de vagas: 25
Carga horária: 16h
Evento Ergon: 38/2014
Inscrições:
Procure o RH de sua secretaria.
_____________________________________________
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Cineclube Nas Trilhas do Desenvolvimento: Articulação e negociação
Público-alvo:
Servidores interessados em desenvolvimento de competências.
Objetivo:
Sensibilizar os servidores para o desenvolvimento de competências, com vistas à qualificação pessoal e profissional.
Conteúdos:
-O desenvolvimento de competências na Prefeitura de Porto Alegre;
-Matriz de desenvolvimento de lideranças;
-Trilhas de Aprendizagem;
-Conceitos e comportamentos da competência Espírito Colaborativo;
-Observação de ações e comportamentos através de cenas de filmes;
-Identificação de ações de desenvolvimento.
Instrutores:
-Márcia Carcuchinski da Silva - administradora, líder coach, gerente do Programa Porto Alegre Mais Saudável;
-Demétrio de Souza Vasnieski - administrador e analista de Sistemas, coordenador de Seleção e Ingresso.
Filme:
O grande milagre
Data: 16 de outubro de 2014
Horário: 14h
Local: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar - Auditório
Número de vagas: 60
Carga horária: 4h
Evento Ergon: 77/2014
Inscrições:
Procure o RH de sua secretaria.
_____________________________________________
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Matriz de Desenvolvimento de Lideranças - Módulo I: Apropriação e disseminação de competências
Público-alvo:
Gestores da PMPA (CCs e FGs níveis 5 a 8).
Objetivo:
Instrumentalizar as lideranças e potencializar sua atitude no processo de apropriação, consolidação e disseminação das competências da Prefeitura de Porto Alegre, sensibilizando-as para a importância em evidenciar comportamentos dessas competências.
Conteúdos:
- Competências;
- Evolução do conceito;
- Significado do CHA: Competências, habilidades e atitudes;
- Foco nas entregas;
- Identificação de competências x estratégias da organização;
- Perfil de competências PMPA;
- Disseminação do perfil de competências;
- Observação dos comportamentos.
Observação:
Este curso que compõe o módulo I é pré-requisito para os próximos cursos da Matriz.
Turma 11:
- Dias 8 e 9 de outubro de 2014
Turma 12:
- Dias 22 e 23 de outubro de 2014
Horário das turmas: das 8h30 às 12h
Local das turmas: Rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar - sala C
Número de vagas: 25
Carga horária: 8h
Evento Ergon: 2/2014
Inscrições:
Procure o RH de sua secretaria.
_____________________________________________
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Servidores podem obter descontos em cursos
A Secretaria Municipal de Administração, por meio da Escola de Gestão Pública, divulga a relação das instituições de ensino nas quais os servidores e seus dependentes são beneficiados com desconto sobre o valor dos cursos.
O benefício é destinado a servidores da administração direta e oferece descontos em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas, informática e outros. Interessados devem contatar diretamente a instituição de sua preferência.
Clique
aqui para conferir as instituições de ensino credenciadas.
_____________________________________________
OBRAS E SERVIÇOS
Obras e serviços na cidade até o dia 10 de outubro
Até a próxima sexta-feira, 10, estão programadas pela prefeitura, por meio de suas secretarias, departamentos e empresas, diversas obras e serviços. Algumas dessas ações poderão não ocorrer em função das condições do clima. Para conferir o cronograma completo da semana, clique
aqui.
_____________________________________________
SAIBA MAIS: NOSSA LÍNGUA
Professor Ari Riboldi: Amputar, podar, radical, cortar as asinhas, cortar o barato, cortar o mal pela raiz, João sem braço
Amputar - Do verbo latino “amputare”, formado por “am(bi), em torno de, em volta de, mais “putare”, limpar, podar, desbastar. Fazer a amputação de um membro ou órgão saliente; cortar, decepar; reduzir, limitar, restringir. No sentido figurado, pôr limites, restringir liberdades, reduzir privilégios.
Podar - Do verbo latino “putare”, limpar, purificar, desbastar. Cortar e aparar ramos de um vegetal. É fundamental para que a árovore continue dando flores e frutos. Aparam-se galhos velhos e brotam os novos com mais vigor. A poda é feita depois do inverno. Assim se procede com roseiras, videiras, pessegueiros, etc. Por extensão, ato de cercear, impor limites, dar forma, tirar os excessos. Na gíria, ultrapassar (um carro, um concorrente), passar na frente com um golpe de direção, cortar. O ônivus podou o automóvel.
O sentido original do adjetivo latino “putus” é bem cuidado, puro, sem mistura, usado quase que exclusivamente na expressão “purus putus”, aplicada ao dinheiro “argentum purum”, isto é, prata pura. Daí derivaram algumas acepções técnicas: podar as árvores; apurar uma conta, avaliar, julgar. Em latim, “putus” significa rapazinho, menino, sinônimo familiar de “puer, pueris”, criança, menino. Em Portugal, o termo permanece sendo empregado no sentido original latino, ou seja, puto e putinho correspondem a menino e menininho.
Radical - Do latim “radix, radicis”, relativo à raiz, fundamental, essencial, básico, completo, profundo; parte da estrutura da palavra que permanece inalterada na formação dos termos derivados, chamados cognatos. No sentido original, designa o que se mantém fiel a seus princípios.
Postura de indivíduo que não é moderado, que prega o radicalismo; que se mantém fiel e irredutível a seus princípios. Por extensão, pessoa inflexível, teimosa, extremosa, drástica; a que foge dos padrões tradicionais e moderados e prega reformas econômicas, sociais e políticas apoiadas em ideais e posições extremadas.
Cortar as asas, cortar as asinhas - Método usado para impedir que aves voem para longe e se limitam a um pequeno espaço. Cortam-se as pontas das penas maiores das asas e, com isso, elas não conseguem alçar voo. Limitar as ações de alguém, principalmente quando vai além de suas atribuições; restringir a liberdade, especialmente para crianças e adolescentes, quando tomam atitudes incorretas e se aventuram a saídas sem permissão e a locais considerados de risco; restringir manifestações de liberdade ou de intimidade, no caso de alguém que se intromete em assunto de ordem particular e não se atém às funções profissionais, retirar poder, cercear a esfera das atribuições; colocar a pessoa no seu devido lugar. Frase equivalente: Aparar as asas de...
Cortar o barato - Interromper o que outrem está fazendo ou dizendo. Ação movida, muitas vezes, por inveja ou porque alguém extrapola os limites para aparecer e ficar em evidência; agir impedindo que outrem continue cometendo algo prazeroso, todavia ilegal. Frases equivalentes: Acabar com a festa; Cortar o embalo; Cortar os naipes; Cortar as esporas.
Cortar o mal pela raiz - Tomar medidas drásticas e destruir integralmente o que prejudica; eliminar a causa que provoca o mal. No sentido literal, equivale ao ato de arrancar a árvore pelas raízes, cortando qualquer ligação com a terra, com a fonte de água e de alimentos, com o que, inevitavelmente, ela seca e morre.
Cortar uma volta – andar num fininho
Pegar um atalho para encurtar o caminho; desviar uma rota para evitar perigos; estar em situação de penúria, em aperto, em dificuldade; ter a conduta limitada, cerceada, com inúmeras recomendações e regras, geralmente por falha anterior, normalmente por abuso de liberdade.
João sem braço - Pessoa em quem se deposita grande confiança, porém nos deixa na mão na hora da necessidade, fazendo-se de desentendida, como se nada tivesse a ver com ela. Está na conta dos amigos, mas falha na hora H. Diz-se, também, de indivíduo que dissimula um problema, uma dificuldade inexistente, um defeito físico, uma deficiência qualquer para disso usufruir vantagem ou se livrar de incumbência que lhe cabe.
A moda e a expressão teriam vindo de Portugal, no tempo das guerras civis. Face aos combates corpo a corpo, muitos ficavam mutilados. Quem perdesse um ou os dois braços era dispensado de trabalhos mais pesados, até mesmo pela impossibilidade física de executá-los. Dentre os verdadeiros mutilados, sempre surgia um espertinho, que simulava a lesão, escondendo os braços sob as vestimentas. Se passasse aos olhos dos superiores, livrava-se do duro labor, aplicando o que viria a ser conhecido como o golpe do João sem braço.
Fale e escreva corretamente - Bocal, boçal, bucal e buçal
Bocal s.m. - Abertura de vaso, de candeeiro, de frasco, etc. O bocal do telefone está sujo.
Boçal adj. - Rude, grosseiro, ignorante. Que sujeitinho mais boçal!
Bucal adj. - Relativo à boca, oral. A higiene bucal evita a cárie dos dentes.
Buçal s.m. - Arreio de cabeça e boca do cavalo. O peão colocou o buçal na mula.
Ditado Popular
Cada um pendura o chapéu onde o braço alcança
Cada pessoa age de acordo com as suas possibilidades e dentro de sua capacidade. Ditado similar: Cada um tem o seu modo de matar pulgas.
_____________________________________________
TURISMO
Roteiro Domingo no Campo está de volta em novo formato
A partir deste mês, os domingos em Porto Alegre poderão ser aproveitados de um jeito diferente, fora da rotina da cidade grande a partir de um pequeno deslocamento em ônibus panorâmico adaptado para trafegar fora da zona urbana. É que o roteiro Domingo no Campo está de volta para oferecer regularmente os passeios que percorrem pequenas propriedades rurais do extremo sul da capital gaúcha.
Domingo no Campo ganhou um novo formato. Em cada passeio serão visitadas duas propriedades, sendo que na primeira ocorrerá um almoço com cardápio baseado em produtos orgânicos, caseiros e naturais. Na segunda propriedade os participantes poderão usufruir de passeios de charrete, de trilha na mata atlântica preservada na região e fazer parte de oficinas que oferecem experiências rurais, como o plantio de árvores.
Outra novidade é que os passeios ocorrerão com qualquer número de pessoas inscritas e em quaisquer condições climáticas. As saídas ocorrem às 10h, em frente à sede da secretaria Municipal de Turismo, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. O retorno é previsto para as 17h, com desembarque do ônibus no mesmo local.
Outubro – Neste mês, em função das eleições, haverá passeios em dois domingos. O primeiro no dia 12, Dia da Criança, com visita ao Sítio Chimango e à Cabanha Figueira. Na primeira propriedade acontecerá o almoço, que terá no cardápio frango assado, arroz com legumes, prato vegetariano de lentilha, quiche de espinafre com ricota, saladas orgânicas variadas e, como sobremesa, doces de laranjinha japonesa e ameixa, cuca de banana, além de suco natural. Na Cabanha Figueira, além de visitação à área, haverá passeio de charrete.
No domingo seguinte, 19, o roteiro levará os participantes à propriedade Ronco do Bugiu, cujo cardápio será um almoço no estilo campeiro, com arroz, feijão, carne de panela, aipim, saladas orgânicas variadas, ambrosia como sobremesa e suco natural, e ao Sítio do Mato, que realiza atividades de vivências rurais e ecológicas acompanhadas de lanche.
Domingo no Campo é operado pela agência de turismo receptivo Rota Cultural, que dispõem de mais informações e onde devem ser feitas as reservas pelo e.mail alo@rotacultural.com.br ou telefones (51) 3348.1649 e 9985.8303.