Refletindo o papel das mães nos cuidados com os filhos diante da atual era digital, servidoras de diversas secretarias da prefeitura estiveram presentes na palestra sobre o tema ocorrida na tarde da sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG). A atividade, promovida pela Comissão Municipal de Eventos (Comev) em homenagem ao Dia das Mães, foi conduzida pela psicóloga Sheila Teresa Carmona Simões, e tratou da influência da evolução tecnológica na formação das últimas gerações, bem como a atenção que as mães devem ter na educação dos filhos para que as plataformas digitais de comunicação não substituam elementos fundamentais na convivência familiar, como o diálogo e o afeto.
O secretário de Planejamento e Gestão José Alfredo Parode abriu a palestra cumprimentando as servidoras pela passagem do Dia das Mães, desejando a elas saúde e força nos desafios cotidianos. "Além da dedicação ao trabalho, vocês têm a desafiadora tarefa de educar os seus filhos numa era em que a evolução tecnológica segue, ao mesmo tempo, duas linhas distintas: ela facilita e contribui na resolução de uma série de questões, mas também pode ser nociva à saúde mental e física, caso não sejam usadas de forma correta", disse.
Na palestra, Sheila Simões afirmou que, diante do aumento do acesso às ferramentas digitais, como smartphones, tablets, computadores, etc, é necessário que as pessoas se autoavaliem sobre o que é fundamental para a vida de cada um. "O excesso de informações característico da sociedade pós-moderna gerou a 'era da ansiedade', onde percebemos uma grande parcela da população mundial com problemas de estresse. Para tanto, é preciso impor-se limites, fazer uma moderação no uso dessas tecnologias para que não nos deixemos ser dominados por elas", considerou a psicóloga. A palestrante disse ainda que somente é possível cobrar um uso moderado das plataformas digitais após cada mãe e cada pai fazer essa autoavaliação e ser exemplo para os filhos. "Educar é também impor limites, estabelecer que sim é sim e não é não. Se muitos pais tivessem isso como norte na educação dos filhos, não teríamos inúmeros casos de jovens dependentes de drogas e álcool", considerou.
Demonstrações de maquiagens – Após a palestra, as servidoras participaram de uma demonstração e experimentação de produtos de cuidado facial e maquiagens.
Outros destaques da edição: