O Parque Chico Mendes está localizado na zona norte de Porto Alegre, entre os bairros Jardim Leopoldina e Chácara da Fumaça, oferecendo à zona norte da cidade uma opção de descanso e lazer acessível à população da região. Calcula-se que o parque beneficie diretamente cerca de 200 mil pessoas.
A área destinada ao lazer do parque conta com quatro canchas polivalentes (vôlei, basquete e futebol de salão), dois campos de futebol, duas canchas de bocha, praça infantil, além de churrasqueiras espalhadas por toda a área.
O memorial Chico Mendes e o anfiteatro ao ar livre se destinam a cerimônias oficiais e programação cultural, como shows musicas, peças teatrais e manifestações da comunidade.
A vegetação do local caracteriza-se pela presença de eucaliptos e árvores nativa.
Diversas espécies de fauna, como socós, frangos d’água, saracuras, bem-te-vis, pica-paus, tico-ticos, marrecas pia-deiras e pombões são observadas no local.
Quem foi Chico Mendes
Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi seringueiro desde os 9 anos, sempre defendendo a preservação da Floresta Amazônica por meio da criação de reservas extrativistas de culturas nativas como o babaçú, borracha, guaraná, castanhas e ervas medicinais.
Chico Mendes acreditava que a criação das reservas fosse a única maneira da floresta amazônica se tornar uma região economicamente viável para o Brasil e para o mundo. Contrapondo-se aos grandes interesses dos fazendeiros e pecuaristas que devastam a floresta da região, Chico Mendes foi assassinado em dezembro de 1988 em sua própria casa, em Xapurí no Acre.
A denominação do parque é uma homenagem que a Prefeitura de Porto Alegre presta a este cidadão brasileiro, símbolo de dignidade e respeito ao ambiente.
Endereço: Rua Irmão Idelfonso Luis, 240, bairro Mário Quintana
Área: 25,29 hectares
Inaugurado em: 12 de dezembro de 1992
Contato: Unidade dos Parques Urbanos (prédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos SmSURB)- Telefone: 3289-2241