Óleo de Fritura
O óleo de fritura é considerado um resíduo nocivo ao meio ambiente, uma vez que tem efeitos prejudiciais aos recursos naturais caso seja descartado de maneira inadequada. Diante disso, é necessário que a sociedade se mobilize a fim de evitar qualquer tipo de contaminação.
Quando jogado diretamente na rede de esgoto, o óleo de cozinha cria uma barreira dificultando a penetração de luz e oxigênio na água, causando a morte de peixes e prejudicando o equilíbrio da biota aquática em geral. Além disso, em contato com o solo o óleo pode impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento da água das chuvas, o que gera um quadro propício para a ocorrência de enchentes.
O potencial de contaminação do óleo é tão significativo que apenas 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água.
DESTINAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA:
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) possui Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF) distribuídos pela cidade. Recomenda-se colocar o óleo em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.
Clique aqui para acessar a localização dos Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF).
Clique aqui para acessar a página do DMLU sobre óleo de fritura.