Prefeitura de Porto Alegre

MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADEParques e PraçasParquesMoinhos de Vento

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O nome do Parque Moinhos de Vento tem sua origem no século XVIII, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento no espigão onde hoje se situa a avenida Independência.

A Lei Municipal 2.419, que desapropria a área do parque destinando-a ao município, foi assinado pelo então prefeito José Loureiro da Silva, em 10 de setembro de 1962. Em 09 de novembro de 1972, o prefeito Thompson Flores assinou o Decreto 3.703, denominado o local de Parque Moinhos de Vento.

Hoje, o Parque Moinhos de Vento oferece opções de lazer como jogging, patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para o público infantil, estão à disposição equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, e uma biblioteca infantil.

O Inventário da arborização do Parque, finalizado em 2018, aponta que existem  no local 1.538, de 117 diferentes espécies, sendo o ipê-roxo-de-sete-folíolos (Handroanthus hepataphyllus), com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência.

imagemO parque conta ainda com  moinho açoriano, ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade, elemento que constitui uma forte atração turística. No parque, também funciona a Biblioteca Infantil Ecológica Maria Dinorah.

Endereço: Rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento
Área: 11,50 hectares
Inaugurado em: 9 de novembro de 1972
Contato: Unidade dos Parques Urbanos (prédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos SmSURB)- Telefone: 3289-2241 


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170