Pilhas e Baterias
Pilhas e baterias são consideradas resíduos perigosos uma vez que são compostas de metais pesados como chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, oferecendo grande risco ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente.
Esses produtos, ao serem descartados juntamente com o lixo comum, podem provocar danos ao meio ambiente e representam riscos à saúde pública. Os metais pesados, por serem bioacumulativos, acabam depositando-se em determinados pontos do organismo, vindo a afetar suas funções orgânicas. Além disso, as substâncias tóxicas que compõem as pilhas e baterias, quando dispostas inadequadamente, podem atingir e contaminar os aqüíferos freáticos e chegar ao organismo humano através da ingestão (água ou alimentos contaminados), da inalação ou contato dérmico.
No Brasil, são produzidas aproximadamente 800 milhões de pilhas comuns por ano. Cada uma tem o poder de contaminar o solo por cerca de 50 anos.
Por isso, é importante atentar para a correta destinação final deste resíduo perigoso.
DESTINAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS:
O descarte de pilhas em Porto Alegre pode ser feito :
- ABINEE: disponibiliza pontos de coleta em Porto Alegre.
Informamos que a SMAM não exerce nenhum papel de intermediação ou operação nestes programas de recolhimento de pilhas. Os programas são executados pelos empreendedores e não têm nenhum tipo de vínculo com a Prefeitura.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Clique aqui para acessar a Lei Municipal nº 11.384/2012 que trata sobre resíduos eletrônicos.
Clique aqui para acessar a página do DMLU sobre os pilhas e baterias.