Análise de Árvores Risco
Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) realizaram entre fevereiro e abril de 2014 a análise de 150 árvores críticas de grande porte no Parque Farroupilha (Redenção) e em áreas de grande movimentação, como o Centro Histórico. Além da análise visual, foram utilizados penetrógrafo e tomógrafo para examinar a parte interna dos vegetais. O laudo completo com as orientações foi apresentado em agosto. Dos 150 vegetais analisados, foi apontada a necessidade de remoção de 38. Outras 73 árvores foram apontadas como prioridade nas ações de poda. As remoções devem ser compensadas, obedecendo às diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU).
A análise destes vegetais integra nova política da Smam que tem como meta a qualificação dos procedimentos de análise de árvores, a fim de aperfeiçoar a tomada de decisão sobre o manejo e reduzir os riscos de queda de vegetais. Além de análise dos vegetais pelo IPT, todos os técnicos da Smam que trabalham com manejo de arborização foram capacitados na última semana de agosto de 2014. Esta foi a primeira vez na história da Smam (a secretaria municipal de meio ambiente mais antiga do Brasil – 1976), que curso desta importância foi ministrado para todos os funcionários envolvidos na área.
O curso ministrado pelo chefe do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis (LAMM) do IPT, Sérgio Brazolin, teve 40 horas de aulas teóricas e práticas. Os técnicos aprenderam, inclusive, a manejar equipamentos de análise interna de estado de árvores. Apenas outras três capitais do Brasil – São Paulo (2005), Brasília (2010) e Manaus (2012) – realizaram a capacitação do IPT para o corpo técnico da arborização.
Clique aqui para acessar a lista de vegetais analisados e o manejo sugerido pelo IPT.