Livro Fauna e Flora da Reserva Biológica do Lami
O livro da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, lançado em 26 de março de 2013, agora também está disponível na versão on-line. Os links dos seis capítulos que tratam da fauna e da flora da unidade de conservação estão disponíveis nos links abaixo.
Fartamente ilustrada, a publicação tem mais de 300 páginas e traz informações e fotos de mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e aves observados na área da reserva. Também traz um levantamento florístico e dados das vegetações, subdivididas em mata de restinga, mata de restinga úmida, mata baixa, banhado, campo sujo, margem do Guaíba, campo arenoso e encosta da Ponta do Cego.
A obra científica foi desenvolvida durante um período de dois anos e conta com estudos recentes sobre a fauna e flora de ocorrência na área e compilação dos dados de pesquisas cientificas realizadas pelas instituições de ensino. Os estudos contaram com a participação de especialistas em mamíferos, anfíbios e répteis, da UFRGS.
Já na área de botânica, participaram especialistas do Instituto de Biociências, da PUC, e em estudos polínicos, a obra contou com o trabalho de especialistas do Laboratório de Palinologia, da Ulbra. Foram realizadas inúmeras incursões a campo pelos pesquisadores, a fim de se levantarem novos dados sobre os ecossistemas e espécies associadas. “O livro é uma importante referência a pesquisadores e instituições de ensino, por isso solicitamos à Procempa o apoio para disponibilizá-lo no site da Smam”, destaca a bióloga Patrícia Witt, gestora da Reserva e coordenadora geral da obra.
A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger é uma unidade de conservação e foi criada no ano de 1975, sendo a única reserva do país gerida por um órgão ambiental municipal. Abriga espécies da flora e fauna raras e ameaçadas de extinção.