Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Qualidade do Ar em Porto Alegre

Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) 03/90, a responsabilidade legal pelo monitoramento da qualidade do ar é do Estado (Art. 5o:  O monitoramento da qualidade do ar é atribuição dos estados). 

Em 2009, a Smams iniciou um trabalho de monitoramento da qualidade do ar, com a inauguração da Estação Centro, na avenida Senador Salgado Filho, a qual analisava material particulado. Somaram-se a esta estação outras duas, a Estação Azenha, inaugurada em 2010, e a Estação Humaitá, inaugurada em 2013.  Os equipamentos analisavam concentração de monóxido de carbono (CO) e material particulado, dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), respectivamente. 

Até 2014, a Smams divulgava mensalmente os resultados destas medições da qualidade do ar. Neste período, conforme disposto na Resolução n° 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a qual estipula que a concentração média de poluentes atmosféricos, em 24 horas,  não pode ultrapassar 150 µg/m3 (microgramas por metro cúbico de ar), o ar de Porto Alegre atendia aos padrões exigidos. Por dificuldades de encontrar mão de obra qualificada e peças adequadas, a partir de 2015, os equipamentos não sofreram manutenção com a frequência necessária, fornecendo dados não confiáveis, por falta de calibragem, culminando no desligamento das estações.

Atualmente, a Smams tem como principal instrumento de controle da qualidade do ar o licenciamento ambiental.

Por meio de iniciativa do Pacto Alegre, foram instaladas estações de monitoramento de qualidade do ar de baixo custo na cidade, cujo monitoramento pode ser acompanhado de forma on-line. As estações não pertencem à Prefeitura. Para mais informações, clique aqui.

Em dezembro de 2013, a Smam lançou a publicação Projetos de Monitoramento da Qualidade do Ar em Porto Alegre - clique aqui para acessar o material em .pdf 



 




              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170