Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Controle da Qualidade do Ar em Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) possui três estações para monitorar a qualidade do ar em Porto alegre.

Estação Centro
Em fevereiro de 2009, entrou  em funcionamento um equipamento analisador de material particulado localizado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho.
 
O equipamento foi adquirido por meio do Fundo Municipal Pró-Defesa do Meio Ambiente e é originário da Suécia. Ele analisa as partículas inaláveis, que podem atingir os alvéolos pulmonares causando diversos problemas respiratórios.imagem

Segundo a Resolução 03/90, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média de poluentes atmosféricos em 24 horas deve ser de 150 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m³).

Em 2014, a estação foi qualificada e passou a analisar também os poluentes dióxido de enxofre (SO2), dióxido de nitrogênio (NO2) e monóxido de nitrogênio (NO).

Estação Azenha

Em setembro de 2010, a Smam iniciou o monitoramento da concentração de monóxido de carbono (CO) no ar de Porto Alegre, encontrado nas cidades devido à emissão veicular. O CO é um gás incolor e inodoro resultante da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica.  O analisador de CO está instalado na Estação Azenha, na Praça Princesa Isabel. Segundo a Resolução n° 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média, em oito horas, não deve exceder 9 ppm do poluente, mais de uma vez no ano;  ou a concentração média, em uma hora, não deve exceder 35 ppm,  mais de uma vez no ano.

Estação Humaitá
Em julho de 2013, entrou em funcionamento a estação mais moderna, localizada na avenida José Aloísio Filho, 695, bairro Humaitá, nas dependências do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades que cederam o espaço.

O equipamento  faz a análise dos poluentes monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio e material particulado.

Em dezembro de 2013, a Smam lançou a publicação Projetos de Monitoramento da Qualidade do Ar em Porto Alegre - clique aqui para acessar o material em .pdf 

 



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170