Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Inventário das Árvores Imunes ao Corte de Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) finalizou no início de 2014 os estudos que reavaliaram o estado fitossanitário das árvores imunes ao corte no município, conforme estabelecido em diversos decretos. O inventário, iniciado em 2009, conta com 664 árvores tombadas e georreferenciadas. O link com o resultado dos trabalhos está disponível no site do Ministério Público, clicando aqui. A pesquisa completa também pode ser consultada na Biblioteca Roberto Xavier, na sede da Smam (avenida Carlos Gomes, 2120).
 
Após extensa pesquisa bibliográfica da legislação existente, envolvendo mais de 150 decretos, técnicos da Smam vistoriaram 1.830 árvores, avaliando o estado fitossanitário de cada uma. O trabalho, que atende à solicitação do Ministério Público, apontou 664 árvores tombadas por lei e imunes ao corte existentes em Porto Alegre, levando-se em conta o estado fitossanitário e a existência das mesmas.
 
A legislação de Porto Alegre  protege todas as árvores, no entanto, essas 664 são tombadas. Caso haja necessidade de poda ou supressão de alguma das árvores tombadas apontadas pelo estudo,  é necessário solicitar avaliação técnica da Smam, por meio de requerimento oficializado junto ao Protocolo Central da Prefeitura (rua Sete de Setembro, 1.123). A supressão destas árvores somente poderá ser autorizada em caso de risco.
 
Integram o grupo que realizou a pesquisa os servidores da Smam Luiz Antônio Piccoli, Lisia Ely e Carlos Mello. 

              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170