Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADEResíduos SólidosOutros Resíduoslâmpada fluorescentes

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Lâmpadas Fluorescentes

 As lâmpadas fluorescentes são práticas, duráveis e econômicas. No entanto, são compostas por um componente químico perigoso à saúde: o Mercúrio, que é um metal pesado e tóxico.
O Mercúrio contido nas lâmpadas pode contaminar o solo, as plantas, os animais e a água. Além de que, uma vez quebrada, uma lâmpada fluorescente compacta libera vapor de Mercúrio continuamente no ar - durante semanas e até meses, sendo que o valor total dessa emissão pode exceder os níveis seguros de exposição humana em lugares com pouca ventilação.
Tendo em vista as inúmeras complicações que a contaminação do Mercúrio gera na natureza e na saúde humana, é muito importante que a população se mobiliza a fim de garantir a correta destinação final e posterior descontaminação das lâmpadas fluorescentes.
A Lei Federal nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos prevê que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes das lâmpadas fluorescentes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.
Portanto, os vendedores deste material devem recebê-lo após o fim da sua vida útil. Caso a loja não receba o resíduo, solicitamos que o cliente ligue para o número 156 e faça uma denúncia quanto ao descumprimento da Lei nº 12.305/2010.
 

DESTINAÇÃO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES: 
Empreendimentos do comércio e prestação de serviços devem consultar a  “Tabela de Empresas Responsáveis pela Destinação de Resíduos” para definir a empresa de Destino Final de suas Lâmpadas Fluorescentes.
 
Clique aqui para informações sobre a Coleta Itinerante do DMLU.
 


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170