Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADEParques e PraçasParquesMarinha do Brasil

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Parque Marinha do Brasil

A idéia de transformar a área em parque nasceu do desejo da população de reintegrar a cidade ao Lago Guaíba.

imagem

É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol 7, além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d´água. Outros atrativos são o eixo aquático de 10 mil metros quadrados que corta e percorre 700 metros do parque o Recanto Solar, para banhos de sol, e o Recanto da Saudade, apreciado pelo seu belo pôr-do-sol. Conta ainda com vestiários e três áreas de estacionamento.

A fauna do local conta com quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, joão de barro, sabiá, pica-pau do peito amarelo, canário da terra, entre outros. Nos lagos, habitam pequenas tartarugas (cágados) e peixes de espécies diversas.

De sua área total, 11 hectares foram transformados em bosques, onde são encontradas árvores nativas e espécies exóticas, como Ingás Canafistulas Timbaúvas Jambolão e Jerivás.

Histórico 
1893 – É apresentado ao governador do Estado um projeto de urbanização da avenida Praia de Belas, elaborado por uma firma holandesa. Nos anos seguintes, vários outros projetos são elaborados.
1955 – É aprovado pela Câmara Municipal o plano definitivo da avenida Praia de Belas, de autoria dos urbanistas Edvaldo Pereira Paiva e Carlos M. Fayet, pela lei 1.487. No ano seguinte, é iniciado o aterro local.
1963 - O prefeito José Loureiro da Silva sanciona a lei 2.694, criando um parque público no aterro da Praia de Belas.
1967 - A lei 3.071 confere ao parque a denominação de Marinha do Brasil.
1972 - A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) elabora um estudo de tratamento paisagístico, para utilização de área aterrada.
1975 – Inicia-se o aterro do dique de proteção contra as enchentes do Guaíba. No mesmo ano, é lançado o Projeto Renascença, ao qual o Parque Marinha do Brasil é integrado.
1977 - Em 2 de agosto, a Smam inicia as obras do parque.
1978 - Em 9 de dezembro, o parque é inaugurado.

Endereço: avenida Borges de Medeiros, 2.035
Telefone: (51) 3231-0168
Área: 70,70 hectares
Inaugurado em: 9 de dezembro de 1978


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170