Estamos trabalhando em um novo portal para Porto Alegre. Visite o novo portal e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADEBibliotecasRoberto XavierApresentação

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^

Apresentação

A história da Biblioteca da Smams confunde-se com a da própria Secretaria, que foi criada pela Lei nº 4.235 de 21 de dezembro de 1976. A Biblioteca, presume-se, foi criada após um ano e possuía 500 volumes em uma área de 12m² e foi denominada, na época, como Banco de Bibliografia e Documentação Técnica, vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisas da Supervisão do Meio Ambiente, na Av. Borges de Medeiros, 2244. No início de 1985, passou a funcionar na Av. Carlos Gomes, 2120 - Bairro Três Figueiras, com uma área de 103m². Através do Decreto n° 9.511 de 8 de setembro de 1989, a Biblioteca com sede na Smam passou a denominar-se Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, em homenagem ao ilustre jornalista porto-alegrense que foi o primeiro secretário da Secretaria.

Em junho de 1994, com apoio da FAPERGS, a Biblioteca foi pioneira no uso da Internet dentro da Instituição, contando com uma linha discada, via TELNET. No mesmo período, implantou-se o sistema automatizado de Bases de Dados em CDS/ISIS, tornando-se pioneira, também, na automação de Bibliotecas na Prefeitura Municipal. Em agosto de 2001, provisoriamente, transferiu-se para um prédio alugado na Rua Alfa, 111, instalando-se numa área de 134m² junto com outros setores da Smam. A mudança ocorreu por motivo de demolição do prédio antigo. 




Em 7 de maio 2003, transferiu-se para as novas instalações da sede da Smam, na Rua Luiz Voelcker, 55, ocupando um espaço físico de 295m². Desde então, a Biblioteca possui, no primeiro pavimento: obras de referência, acervo técnico-científico ambiental, documentos institucionais, Espaço Verde (com literatura infanto-juvenil com temática ecológica), terminal de consulta à base de dados e à internet, sala da bibliotecária, sala de processamento técnico e jardim interno; e no mezanino: periódicos, livros de Literatura e didáticos, duplicatas de publicações da Smams e mapotecas. A BJREX, em conjunto com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah (BEIN), compõe a Equipe de Bibliotecas da Smams, vinculada atualmente à Unidade de Educação Ambiental (UNEA/Smams).


A partir de 2007, integrou-se à Rede de Bibliotecas da Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), atualmente constituída por 23 bibliotecas, localizadas em escolas municipais, Secretarias e Departamentos da PMPA com vistas a utilizar o mesmo sistema Pergamum. O sistema Pergamum é um software de gerenciamento de bibliotecas que possibilita a manutenção de um único catálogo bibliográfico online dos acervos de várias bibliotecas. O acervo de mais de 13 mil obras da BJREX pode ser acessado através do catálogo 

Endereço
: Rua Luiz Voelcker, 55, térreo
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefone: (51) 3289-7519 e 3289-7520



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170