Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
  voltar ao topo ^
15/03/2016

Certidões Online


O Escritório de Licenciamento permite a solicitação das seguintes certidões online:

A solicitação deve ser realizada através do portal licenciamento.procempa.com.br anexando os documentos, preenchidos, digitalizados em formato PDF.

Observação
: referente a certidão de cadastramento de logradouro, as informações estão disponíveis no documento DMI - Declaração Municipal Informativa. Esse documento, criado pelo Decreto nº 18.624 de 24 de abril de 2014, tem cunho declaratório e fé pública podendo ser acessado on line (clique aqui).


Devem carregados para cada certidão específica, os seguintes documentos:

Certidão de ação fiscal
É o documento que informa as ações fiscalizatórias de uma notificação.
Requerimento Simplificado (disponível aqui)
Obs: Preencher o endereço correspondente a notificação no requerimento simplificado.
Certidão de inteiro teor
Deve ser consultado no site:
https://expedienteunico.procempa.com.br/expedienteunico
Certidão de inventário
Antes da solicitação, verificar se o imóvel é inventariado consultando a DMWEB e/ou a listagem disponível no site da EPAHC/SMC (clique aqui). 
Dúvidas: comparecer aos plantões técnicos da EPAHC (2ª, 4ª e 6ª, das 9h00min às 11h45min, na Av. Bento Gonçalves nº 1129 ou pelo telefone 3289-8289). Não é necessário agendamento prévio.

Matrícula do Registro de Imóveis ATUALIZADA de 30 dias
Documento de identidade (RG) do proprietário
Em caso de solicitação por terceiros, deve também ser anexada autorização do proprietário para o pedido e cópia do documento de identidade da pessoa autorizada
OBS:
O proprietário do Requerimento Simplificado deve ser o mesmo que consta na matrícula do Registro de Imóveis atualizada, caso contrário deve ser anexado(s) documento(s) complementar(es) como contrato de compra e venda, contrato de locação, inventariante ou herdeiro, usucapião, etc.·  Em caso de proprietário da matrícula for falecido, anexar cópia do atestado de óbito ou formal de partilha para comprovar o nome do novo proprietário que fornecerá a autorização.
Certidão de nova face
Fornece, para fins de registro, a informação de que o imóvel passou a fazer para alguma outra rua, em virtude de alargamentos viários, prolongamentos de ruas,etc.

Indicação do logradouro objeto da certidão 
Requerimento Simplificado (clique aqui) 
IPTU ou certidão de cadastro (SMF) ou certidão negativa de débitos (SMF)
Matrícula do Registro de Imóveis atualizada de 30 dias
Autorização proprietário
Levantamento planialtimétrico georreferenciado conforme Decreto Municipal nº 18.315/2013 (em formato *.dwg)
ART/RRT do levantamento planialtimétrico

OBS: 

É preciso vincular o nome do proprietário na matrícula com o do requerente.
Quando o proprietário que consta na matrícula for falecido, anexar cópia do atestado de óbito ou formal de partilha para comprovar o nome do novo proprietário que, fornecerá a autorização.
IMPORTANTE: Outros documentos poderão ser solicitados para subsidiar a análise da certidão requerida.
Certidão de quarteirão e bairro
É o documento que fornece o quarteirão e bairro onde se localiza o imóvel, conforme o endereço que consta no cadastro imobiliário da SMF.

Planta de situação (disponível aqui)
IPTU ou certidão de cadastro (SMF) ou certidão negativa de débitos (SMF) atualizada, com a indicação do endereço do imóvel

Obs: Outros documentos poderão ser solicitados para subsidiar a análise da certidão requerida.

Certidão de saldo de índices de solo criado/FMDU
Informar na identificação o número do Termo de Alienação ou Termo de Transferência
Cópia da identidade do proprietário dos índices
Em caso de Procuração autorizando a terceiros a procederem em nome do proprietário, a mesma deverá ser assinada pelo proprietário
Cópia do contrato dos índices
Certidão de saldo de índices de TPC
Informar na identificação o endereço de origem do índice (rua e numeração predial);
Cópia da identidade do proprietário dos índices
Em caso de procuração autorizando a terceiros a requerer em seu nome, a mesma deverá ser assinada pelo proprietário.
Certidão de tombamento
Antes da solicitação, verificar se o imóvel é tombado consultando a DMWEB e/ou a listagem disponível no site da EPAHC/SMC (clique aqui).
 Dúvidas: comparecer aos plantões técnicos da EPAHC (2ª, 4ª e 6ª, das 9h00min às 11h45min, na Av. Bento Gonçalves nº 1129 ou pelo telefone 3289-8289). Não é necessário agendamento prévio.

Matrícula do Registro de Imóveis ATUALIZADA de 30 dias
Documento de identidade (RG) do proprietário
Em caso de solicitação por terceiros, deve também ser anexada autorização do proprietário para o pedido e cópia do documento de identidade da pessoa autorizada
OBS:
O proprietário do Requerimento Simplificado deve ser o mesmo que consta na matrícula do Registro de Imóveis atualizada, caso contrário deve ser anexado(s) documento(s) complementar(es) como contrato de compra e venda, contrato de locação, inventariante ou herdeiro, usucapião, etc.
Em caso de proprietário da matrícula for falecido, anexar cópia do atestado de óbito ou formal de partilha para comprovar o nome do novo proprietário que fornecerá a autorização.
Certidão de troca de denominação de logradouro
Informa as alterações na denominação de um logradouro, somente quando não existir lei de denominação. Consultar o Setor de Documentação da SMURB.
 
Indicação do nome atual e/ou antigo do logradouro objeto da certidão

Obs: Outros documentos poderão ser solicitados para subsidiar a análise da certidão requerida.
 


              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170