Prefeitura de Porto Alegre
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Licenciamento - Processo Digital


O processo de licenciamento é um processo administrativo necessário para a aprovação de edificações em Porto Alegre. O requerente gera uma série de documentos em papel que hoje são encaminhados via protocolo para a análise de documentação pelo Escritório de Licenciamento. Os processos geram em média cerca de 48.000 impressões de documentos físicos/mês ( 576.000 páginas /ano) que são armazenados nas instalações da prefeitura e manuseados pelos técnicos durante o processo de análise. O processo além de gerar muito papel sofre com problemas de manuseio, logística (perda de processos) e necessidade cada vez maior de armazenamento.
 
O projeto 100% Digital está implementado para permitir que o processo seja inteiramente digital permitindo que a entrada, o trâmite e a saída seja feita de forma digital.
A assinatura realizada com Certificado Digital tem a mesma validade jurídica que um registro e autenticação do cartório. Desta forma os técnicos da Prefeitura poderão assinar qualquer documento (inclusive plantas ) com total validade jurídica e de forma segura , dando aos documentos gerados e analisados total autenticidade.
 
Processos hoje que são feitos de forma digital:
 
  • 2ª Via da carta de habitação/habite-se
  • Certidão de ação fiscal
  • Cadastramento de Logradouro
  • Certidão de cadastramento de logradouro
  • Certidão de inteiro teor
  • Certidão de inventário
  • Certidão de informações planialtimétricas/sombreamento
  • Certidão de saldo de índices de solo criado
  • Certidão de saldo de índices de TPC
  • Certidão de zoneamento
  • Certidão de troca de denominação de logradouro
  • Certidão de zoneamento
  • Consulta à EPAHC quanto a bloqueio preventivo constante na DMWEB
  • Croqui de logradouro
  • Fracionamento do solo
  • Impugnação ao Inventário do Bairro Petrópolis
  • Inclusão de endereço para emissão da DMI
  • Informação de alinhamento predial
  • Eventos temporários em construções temporárias
  • Pedido de tombamento ou de inventário de imóvel
  • Recurso de Auto de Infração
  • Recurso e/ou Prorrogação de Prazo de Notificações
  • Ressarcimento de DAM
  • Solicitação de cálculo do estoque de quarteirão que não consta em listagem pública
Instruções para utilização dos Processos Digitais



Clique aqui para ler sobre a adoção de assinaturas digitais -  Ofício nº 821-2021, consoante disposto ao Decreto nº 20.606-2020
 


              

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